segunda-feira, 17 de outubro de 2005

Abaixo a ditadura no Dragão!


Muita gente critica a ditadura de Salazar, que vigorou por muitos anos em Portugal. Mas o que muita dessa gente não sabe é que há um micro-estado em Portugal que figura como uma das ditaduras mais repressivas e assustadoras que se pode viver... é precisamente a ditadura de Pinto da Costa no reino do Dragão.
E este artigo não é apenas o debitar de frases gratuítas sem fundamento para criticar. É um post feito com conhecimento de causa de casos que nos chegam por familiares e amigos ligados ao meio, sendo que mesmo alguns de nós têm familiares que já passaram mal num estádio de futebol enquanto trabalhavam, à custa da máfia da cidade do Porto.
O mundo do futebol esconde a máfia que há por detrás e no Porto essa máfia ganha proporções gigantescas. Para isso apenas damos alguns exemplos:
> Nos jogos das competições europeias fora, equipa e jornalistas viajam juntos no mesmo voo, voos esses onde se combinam jantaradas em troca de bons comentários ou onde se achincalham jornalistas no caso do comentário não ser favorável ao Porto. Chega mesmo a haver jornalistas que são marcados e proíbidos de exercer a sua profissão no estádio das Antas (antes) e no do Dragão (agora);
> Num Porto-Guimarães que há-de ficar célebre, quando os dirigentes do Porto tiveram acesso ao que estava a ser dito pela equipa de televisão, instigaram adeptos e seguranças pessoais que agrediram jornalistas e técnicos, tendo mesmo alguns técnicos que trabalhavam no relvado ido para o hospital, o que obrigou PC a dirigir-se às instalações da empresa televisiva em questão para pedir desculpas;
> Não são assim tão raros os casos de jornalistas que foram marcados, "perseguidos" e proibidos de ter acesso às instalações do clube, apenas porque tocaram em verdades com telhados de vidro;
> Para finalizar, um caso recente: O Porto-Benfica deste Sábado, em que, perdendo o jogo, a direcção do Porto fez uso de seguranças particulares para impedirem o acesso dos jornalistas que estavam em trabalho à zona mista, à zona VIP ou até à garagem, onde queriam entrevistar membros da comitiva do Benfica.

BASTA!! Já é hora de acabar e desmascarar uma ditadura. Eu deixo aqui algumas das coisas que sei... E não aprofundei histórias. Limito-me a dizer o superficial, porque por detrás disto estão trocas, ameaças, ofertas... Daí que se perceba o medo de ir ao Dragão dizer a verdade.
A vitória de Sábado do Benfica ajudou a que alguns ganhassem coragem... João Ricardo, jornalista da TSF, revoltado com o que estava a ver foi claro e soltou a repressão que, concerteza, já viveu muitas vezes, ao dizer aos microfones em directo "Só se trabalha quando o Porto ganha? Isto é lamentável!"... Este desabafo diz tudo.

E depois há quem diga que é tudo mentira. Abram os olhos. Está na hora de acabar com isto.
VIVA A JUSTIÇA!! Abaixo a ditadura podre!!

Sem comentários: