quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

São Pedro, Deus da Chuva

O título, com tão poucas palavras, consegue descrever tudo o que se passou no relvado da Luz no passado Sábado.
Chuva, muita chuva, que caiu em Lisboa e que deixou o relvado quase impraticável. E São Pedro (Mantorras), que foi um verdadeiro Deus, ao sair do banco 11 meses (!!) depois para em 3minutos voltar a fazer estremecer o Estádio da Luz daquela forma que só ele sabe.

A partida começou numa toada estranha, de mau futebol de ambas as equipas, facilmente explicável pelo péssimo estado do terreno, com a bola a acelerar em certas zonas e a travar noutras, especialmente na zona central do campo, onde a acumulação de água era maior. De entre os maus, o Rio Ave ia sendo o melhor, com o Benfica a demorar muito tempo para perceber que jogar futebol no chão e de bola no pé naquele estado de terreno seria puro suícidio.
Depois de uns primeiros 40minutos chatos, muito chatos, em que o único lance de perigo até pertenceu aos vilacondenses, o Benfica la percebeu que era hora de começar a jogar futebol, conseguindo, nos 5minutos restantes até ao intervalo, criar 4 lances de perigo. Primeiro Cardozo, que provou ser o melhor ponta de lança do Benfica, a conseguir uma rotação plena de oportunidade e a atirar ao poste... Depois, Di Maria, na recarga, a rematar para as nuvens (que falta faz Maradona naquela bancada)... Quase em cima dos 45' é Nuno Gomes quem acerta mal na bola, num centro que lhe chegou com conta, peso e medida... E já nos descontos é Carlos Martins que bate um livre colocadíssimo, para o qual Paiva voou fazendo uma espectacular defesa para canto.

A verdade é que após 40' em que o Benfica nada fez para justificar um golo, acabou por fazer uma boa ponta final, que faria esperar mais da 2ª parte... E o 2º tempo trouxe mesmo mais Benfica. O Rio Ave, talvez por cansaço, talvez por sentir que podia ganhar um pontinho, recuou e deu mais iniciativa de jogo ao "glorioso", naquele que terá sido o principal erro de Carlos Brito. Com mais espaço para progredir, o Benfica aproveitou para causar mais "sururu" junto da área da equipa de Vila do Conde, mas o acerto continuava a não estar com os jogadores de Quique. Cardozo voltou a acertar no poste e voltou a adiar o golo que ele, mais do que ninguém, mereceu.
Até que, sensivelmente a meio da 2ª parte, a Luz tremeu. Quique chamou ao banco para entrar em jogo aquele por quem os 21mil adeptos da noite fria e molhada da Catedral esperavam...
Mantorras tirou o fato de treino e substituiu Nuno Gomes. Ouviu-se aquele que era, até então, o maior aplauso da noite. E Mantorras precisou apenas de 2 toques para fazer golo. Numa jogada de insistência, em que Cardozo cabeceia a meias com o defensor do Rio Ave, Mantorras tem a inteligência de proteger a bola com o corpo e disfere um remate à meia volta, que só parou quando encontrou a rede. 11 meses depois de voltar a pisar o relvado, Mantorras fez aquilo que melhor sabe... Resolver aquilo que parece de resolução impossível.

Só assim, dum golpe de mágica, se poderia desempatar o jogo no alagado relvado do Estádio da Luz. Quique percebeu e deu a hipótese ao salvador do Benfica nos momentos dificeis.
Vitória importante, que faz com que o Benfica visite o Dragão, no próximo Domingo, a apenas 1 ponto da liderança do campeonato e com a esperança de lá poder chegar 2 jornadas depois. É uma missão muito dificil, até pelo histórico negativo que o Benfica tem das visitas ao terreno azul e branco. Mas não é nada impossível! Nós acreditamos! FORÇA BENFICA!!

Mas antes disso é altura de carimbar a primeira final da época. Benfica vs Guimarães, às 21.15h no Estádio da Luz, a contar para as meias finais da Taça da Liga.

3 comentários:

Rui disse...

Meus amigos eu acho (tenho absoluta certeza mas pronto) que no Domingo vamos vencer.
PORQUE SOMOS MELHORES,SOMOS MUITO MELHORES ,E EM CONDIÇÕES NORMAIS, NÓS SOMOS MUITO MELHORES.
E EM CONDIÇÕES NORMAIS NÓS VAMOS SER CAMPEÕES.
EM CONDIÇÕES ANORMAIS......................................................................................................................................................................................................................TAMBEM TAMBEM VAMOS SER CAMPEÕES.!................................PUUMMM.!bibó Porto

Eusébio Branco disse...

Rui, toma os comprimidos...

:\

Gabriel de Romanus disse...

Rui, vá tomar seu remédio.