segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Yeb(dá) e Proença tira!

Ao apontar, a dois metros do lance, um inexistente penálti contra o Benfica, Pedro Proença acabou por ter influência directa no resultado em pleno Estádio do Dragão, castrando todo o futebol de qualidade que a equipa orientada por Quique Flores apresentou no anfiteatro do rival. E, assim, um 0-1 que ameaçava tornar-se em 0-2, a favor do Benfica, virou 1-1, qual filme de terror. De bom... sobra, sem dúvida, a melhor exibição que, em muito tempo, o Benfica produziu no Porto.

Uma primeira parte como mandam os manuais. Com o esperado
4-4-2 promovendo o regresso de Suazo, o Benfica apresentou-se muito concentrado na zona de meio-campo, limitando ao máximo as acções de construção de jogo de Lucho e Meireles, sendo só pelas alas que os portistas conseguiram criar algum perigo, mercê de centros que nem sempre os centrais benfiquistas conseguiram desfazer. Assim, o único lance de perigo do FC Porto nasceu na cabeça de Lucho, que atirou por cima, corria o minuto nove.
Só que, apesar de tal excepção, o Benfica foi mais forte, apostando num futebol apoiado (ao contrário dos donos do terreno que, talvez por causa da fome de golos caseiros adjacente aos dois últimos jogos no Dragão, só conseguiram actuar em contra-ataque) e que fez mossa na zona defensiva contrária. Além de actuar como um bloco, o Benfica teve em Aimar um vagabundo de ouro, dando o argentino razão às palavras de Jorge Valdano, quando este referiu, esta semana, que o "dez" retira a imperfeição ao futebol.

Apoiado por Reyes, Aimar foi um maestro por excelência. Foi mesmo ele a servir o espanhol, aos 12', num centro largo a que o "seis" não deu bom rumo, cabeceando ao lado. E foi mesmo Reyes que, após passe de Suazo (em mais uma jogada iniciada por Aimar) atirou forte para grande defesa de Helton. Mas foi Reyes quem, à beira do intervalo, serviu Yebda, através de um canto, para o cabeceamento que fez justiça no marcador.

Continuidade de grande exibição na segunda parte. Apesar de menos eficaz no capítulo do passe, o Benfica foi sempre mais forte, parecendo poder chegar ao 0-2 a qualquer momento. Aliás, Suazo, em cabeceamento ao lado (a responder a livre de Reyes), desperdiçou nova oportunidade de ouro, ten
do Amorim, aos 57', atirado para mais uma boa defesa do brasileiro Helton para o lado na sequência da melhor jogada do encontro.

Assim, quando se esperava o segundo golo do Benfica, o senhor Pedro Proença deu sequência à má exibição e assinalou uma inexistente falta de Yebda sobre Lisandro (que se atirou para a piscina) no bico da àrea encarnada. E, assim, Lucho tratou de empatar uma partida que, desde esse minuto (70') até final, foi sempre dominada pelo Benfica.

Resumindo, foi um jogo, no geral, equilibrado mas controlado pelo Benfica, que defendeu bem e saía em contra-ataques perigosos, criando bem mais perigo que o P
orto durante a partida. Os azuis e brancos só conseguiram jogar pelas alas, com cruzamentos que poucas vezes criaram perigo. Principalmente depois do golo, o Benfica controlou por completo a partida, deu um domínio territorial consentido ao Porto e saía bem e rápido no contra-ataque, e foi mesmo na melhor fase do Glorioso que o árbitro resolveu inventar aquela grande penalidade. Acontece... ou não!

Destaques no Benfica: Sidnei, dos melhores em campo, que central fantástico; Aimar, o homem do jogo, pautou o jogo do Benfica e controlou o ritmo do jogo, o melhor jogo de águia ao peito; Yebda, marcou o golo e esteve sempre bem no meio campo, com uma raça incrível, está no golo do Porto mas a culpa é apenas do Pedro Proença; Ruben Amorim, simplesmente não sabe jogar mal...


FORÇA BENFICA!!!

6 comentários:

Seguidor Gloriosasfera disse...

vídeo "Árbitro ajuda FCP a empatar com o Glorioso Benfica" em http://gloriosasferatv.blogspot.com

Rui disse...

Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito... (...)
Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia?
LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto!
VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?
LFV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
VL - E o Duarte?
LFV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó MAJOR, EU NAO QUERO, NEM ME TENHO CHATEADO COM ISTO PORQUE EU ESTOU A FAZER ISTO POR OUTRO LADO. (...)
VL - Talvez o Lucílio, pá!
LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
VL - E o Proença?
LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
VL - E o João Ferreira?
LFV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.

Eusébio Branco disse...

Oi?

Andas a sonhar com o Pinto da Costa Rui?

planetaportugal disse...

Caros Amigos

Com o crescimento, que temos tido nos últimos meses no SL Benfica PlanetaPortugal torna-se necessário fazer um reforço significativo da nossa equipa de Moderadores.

Assim abrimos a partir de hoje um concurso para Moderadores para o SL Benfica PlanetaPortugal.

Requisitos:

* Ser Benfiquista
* Bom senso
* Saber se expressar de forma clara e objectiva
* Disponibilidade regular

Preferência:

* Mais que 16 anos
* Mais de 3 meses de fórum e uma boa conduta

Responsabilidade:

* Moderação do Fórum
* Participação nos conteúdos do Portal

Vamos adicionar à equipa 5 Moderadores.

Para se candidatar a Moderador do SL Benfica PlanetaPortugal deverá registar-se e enviar uma mensagem para o Moderador dizendo a sua idade e disponibilidade.

Mais uma vez agradecemos o apoio que todos os nossos Companheiros de tantos Blogues do Benfica nos têm dado.

Jose Mourinho disse...

Isto ainda aqui esta?
nao avançam no tempo?

Eusébio Branco disse...

Calma Mourinho!

Só falta a análise ao último jogo, que não está feita por falta de tempo... Mas em breve volta para leres ;)